Voltar

Curso Mecânica das Cadeias Cinéticas

TOM PURVIS

Tom Purvis, (fisioterapeuta nos EUA e autor do livro A Evolução da Prescrição Clínica do Exercício, a identidade de Fisioterapia – COFFITO 2017), dedicou 45 anos de sua vida estudando as variáveis mecânicas envolvidas na criação de cada exercício. Ele revisitou todo estudo da biomecânica e cinesiologia, identificando suas falhas. Hoje ensina a realidade das forças envolvidas nos exercício de uma maneira fácil e aplicável.

DESAFIO PARA FISIOTERAPEUTAS

Como fisioterapeutas encontramos desafios diários tentando incorporar as evidências em nossa prática profissional. Porém, quando o assunto são os exercícios em cadeia fechada e aberta, as evidências parecem não encontrar consenso sobre qual tipo de exercício traz mais benefício e menos risco para diferentes diagnósticos.

Essa falta de consenso entre as evidências resulta do fato de que as pesquisas sobre exercício simplesmente desconsideram variáveis da física e da mecânica que influenciam diretamente o resultado do exercício.

OUTRAS INFLUÊNCIAS NA GERAÇÃO DE TENSÃO

Neste curso você vai aprender sobre as variáveis não consideradas nas pesquisas sobre cadeias e entender que, na verdade, não é o tipo de cadeia que influencia o cisalhamento e a compressão, mas sim como você, profissional, constrói a física do exercício. Você vai aprender o que realmente é o cisalhamento e como calcular o cisalhamento.

TRANSFORMADOR

Através deste conhecimento você será capaz de construir exercícios mais adequados para cada paciente, a partir da análise, em tempo real, da evolução do tecido contrátil comparada ao tempo de restauração do tecido que sofreu a lesão. Isso significa a conquista da autonomia profissional que você sempre desejou.

UM AVANÇO PARA A FISIOTERAPIA

O conhecimento dos fatores que alteram o sistema mecânico de cada exercício, inter-relacionado com os fatores que alteram o sistema mecânico de geração de força do corpo humano e de como estes, juntos, interferem no resultado das forças de cisalhamento e compressão nas articulações é um avanço na biomecânica nunca antes ensinado em livros ou em cursos.

NESTE CURSO O PROFISSIONAL VAI:

• Aprender sobre os componentes mecânicos envolvidos em cada exercício.

• Aprender sobre os componentes que influenciam o TORQUE e a relação com a resistência.

• Aprender que a relação comprimento e tensão representa somente 50% da influência na força muscular durante a execução do exercício e quais são os 5 diferentes perfis da força.

• Aprender a fazer uma análise das forças articulares resultantes das forças aplicadas no exercício.

• Aprender porque o agachamento NÃO é um exercício em cadeia cinética fechada.

• Identificar os diferentes tipos de cadeia fechada.

• Aprender como criar um exercício em verdadeira cadeia cinética fechada.

• Analisar vários exercícios com a identificação dos fatores qualitativos de cadeia fechada.

• Aprender o que, realmente, é uma cadeia aberta.

• Aprender sobre os 2 tipos de cadeias abertas.

INSCRIÇÕES

Curso Mecânica das Cadeias Cinéticas


Início das Aulas
Inscrições
Formato
Instrutores
Valor

Certificado

Ao finalizar este módulo você receberá o certificado de presença RTS Mecânica das Cadeias Cinéticas e Forças Articulares com 20 horas aula.