TRÍCEPS BRAQUIAL

Mariane Malucelli   10/01/2018

O TRÍCEPS BRAQUIAL (como o nome já diz) é formado por três cabeças.

  1. Cabeça lateral

  2. Cabeça medial

  3. Cabeça longa

A cabeça longa é a única que tem origem na escápula, sendo, portanto, um músculo biarticular (cruza a articulação do cotovelo e a articulação glenoumeral). As demais cabeças (lateral e medial) têm origem no úmero. Todas as cabeças se inserem no olécrano da ulna através de um tendão em comum.

Apesar de ser um excelente extensor do cotovelo, o tríceps braquial auxilia na extensão, adução e, principalmente, na estabilização do OMBRO.

Anatomia Músculo Tríceps Branquial

CONSTRUÇÃO DE UM EXERCÍCIO

Para desafiar o músculo em todo seu comprimento, devemos prestar atenção no posicionamento da articulação glenoumeral.

EXEMPLO

  • Se quisermos estimular a porção CURTA do tríceps braquial, a articulação glenoumeral deverá estar em EXTENSÃO, bem como a articulação do cotovelo.

  • Para estimular a porção LONGA do tríceps braquial, devemos posicionar a articulação glenoumeral em FLEXÃO, enquanto movemos a articulação do cotovelo também para flexão.

Nessa posição, é interessante frisar que — entre 90 e 130 graus de flexão do ombro — há a necessidade de ocorrer o movimento escapular. Como o tríceps cabeça longa se insere na escápula, mover esse osso no espaço não aumentará o comprimento contrátil do tríceps. Assim, a ideia de que "QUANTO MAIS ALTO O BRAÇO, MAIOR O ALONGAMENTO DO TRÍCEPS" é equivocada.

PEGADAS

Como todas as cabeças do tríceps se inserem no olécrano da ulna através de um tendão em comum, mudanças de pegada nos exercícios (pronação e supinação da articulação radio-ulnar) não alteram o estímulo mecânico para este músculo.

A opção do profissional por uma pegada supinada, entretanto, deve levar em consideração o ângulo de carregamento do cliente/paciente e a maior dificuldade de sustentar o peso da barra ou do instrumento utilizado (pois estará sendo sustentada apenas pelos dedos da mão).

 

Junte-se à rede mundial RTS
Cadastre-se e recebe conteúdos como este com prioridade


Mariane Malucelli

Fisioterapeuta licenciada no Brasil e nos USA, especialista em Mecânica do Exercício, residente em traumato ortopedia na OrthoCarolina (USA). Palestrante da Cybex no Brasil entre 2003 e 2006. Diretora dos programas do RTS no Brasil desde 2003. Professora de Pós Graduação em Mecânica do Exercício, na PUC-PR e Universidade Positivo. E por último, porém o mais importante: mãe da Chloe e do Benjamin, esposa do Marcos e apaixonada pela vida!

QUEREMOS SABER O QUE VOCÊ PENSA

O que você achou deste conteúdo? Conte-nos nos comentários abaixo.

Junte-se à rede mundial RTS


Cadastre-se e receba conteúdos como este com prioridade

SOBRE
VEM COM A GENTE
ÚLTIMAS POSTAGENS