Exercício não é um programa ou protocolo. Exercício é o constante processo de investigação e progressão da função do cliente/paciente.
Importante frisar: exercício é um processo. É o processo de examinar de que a pessoa necessita, tentando enxergar se as tentativas específicas de estimular mudança tem sucesso para aquele cliente/paciente e para o objetivo específico. A partir daí, decidir, de imediato, se deve:
-
Continuar o mesmo processo
-
Progredir
-
Interromper completamente
-
Modificar o estímulo
-
ou regredir um pouco.
O processo do exercício exige que sejam feitas adequações de repetição para repetição. De série para série.
Atualmente, o exercício é entendido como um programa, um protocolo. Para mudarmos esse paradigma e evoluirmos ao nível do exercício como processo, o primeiro passo é coompreender a razão pela qual se escolheu aquele exercício. Em seguida, deve-se compreender também quando é apropriado iniciá-lo e quando é apropriado pará-lo.
Essas decisões são respaldadas pelo conhecimento profundo sobre o que está acontecendo nas estruturas internas de cada indivíduo, bem como pela identificação de quais forças estão ali, agindo e influenciando. Isso é a Mecânica do Exercício. É esse o conhecimento capaz de transformar a vida de clientes/pacientes e fisioterapeutas.
O compromisso da RTS – Formação Avançada na Mecânica do Exercício – é dar acesso e capacitar, você, a transitar por esse novo mundo. Vamos juntos!