PRESCRIÇÃO CLÍNICA DO EXERCÍCIO: A IDENTIDADE DA FISIOTERAPIA

Mariane Malucelli   28/09/2017

Exercício não é um programa ou protocolo. Exercício é o constante processo de investigação e progressão da função do cliente/paciente.

Importante frisar: exercício é um processo. É o processo de examinar de que a pessoa necessita, tentando enxergar se as tentativas específicas de estimular mudança tem sucesso para aquele cliente/paciente e para o objetivo específico. A partir daí, decidir, de imediato, se deve:

  • Continuar o mesmo processo
  • Progredir
  • Interromper completamente
  • Modificar o estímulo
  • ou regredir um pouco.

O processo do exercício exige que sejam feitas adequações de repetição para repetição. De série para série.

Atualmente, o exercício é entendido como um programa, um protocolo. Para mudarmos esse paradigma e evoluirmos ao nível do exercício como processo, o primeiro passo é coompreender a razão pela qual se escolheu aquele exercício. Em seguida, deve-se compreender também quando é apropriado iniciá-lo e quando é apropriado pará-lo.

Essas decisões são respaldadas pelo conhecimento profundo sobre o que está acontecendo nas estruturas internas de cada indivíduo, bem como pela identificação de quais forças estão ali, agindo e influenciando. Isso é a Mecânica do Exercício. É esse o conhecimento capaz de transformar a vida de clientes/pacientes e fisioterapeutas.

O compromisso da RTS – Formação Avançada na Mecânica do Exercício – é dar acesso e capacitar, você, a transitar por esse novo mundo. Vamos juntos!

Junte-se à rede mundial RTS
Cadastre-se e recebe conteúdos como este com prioridade


Mariane Malucelli

Fisioterapeuta licenciada no Brasil e nos USA, especialista em Mecânica do Exercício, residente em traumato ortopedia na OrthoCarolina (USA). Palestrante da Cybex no Brasil entre 2003 e 2006. Diretora dos programas do RTS no Brasil desde 2003. Professora de Pós Graduação em Mecânica do Exercício, na PUC-PR e Universidade Positivo. E por último, porém o mais importante: mãe da Chloe e do Benjamin, esposa do Marcos e apaixonada pela vida!

QUEREMOS SABER O QUE VOCÊ PENSA

O que você achou deste conteúdo? Conte-nos nos comentários abaixo.

Junte-se à rede mundial RTS


Cadastre-se e receba conteúdos como este com prioridade

SOBRE
VEM COM A GENTE
ÚLTIMAS POSTAGENS