PEITORAL MAIOR

Mariane Malucelli   16/01/2018

O peitoral maior é um dos vários músculos em forma de LEQUE que estão ao redor do complexo do ombro. Esse tipo de músculo (leque) tem como característica as diferentes direções das fibras, o que representa inúmeras possibilidades de estímulo.

Compreender o alinhamento das fibras em relação ao eixo é a chave para entender o quão eficiente é um músculo para criar movimento.

No peitoral maior, podemos enxergar múltiplas linhas de força, todas agindo em um único ponto (tubérculo maior do úmero). Para determinar as "porções" a serem trabalhadas, não devemos analisar apenas a ação individual de cada fibra, mas sim analisar a força resultante da contração do conjunto das fibras.

Anatomia Músculo Peitoral Maior

PORÇÕES

  • A porção SUPERIOR se insere na clavícula e suas fibras estão alinhadas de modo similar às fibras do deltoide anterior. Essa porção pode auxiliar em todas as ações que o músculo "vizinho" produz.

  • A porção MÉDIA se insere no esterno e suas fibras têm direção congruente com o plano transverso do corpo.

  • A porção INFERIOR se insere nas cartilagens costais e podemos enxergar as fibras orientadas para baixo.

CONSTRUIÇÃO DE UM EXERCÍCIO

Em músculos com forma de leque, a DIREÇÃO da linha da força da RESISTÊNCIA determinará quais fibras serão diretamente estimuladas. É claro que estímulos criados para a porção superior não serão muito eficientes para estimular a porção inferior e vice-versa.

Controlar as variáveis que manipulam a direção da resistência é essencial para construir um exercício eficiente.

EXEMPLOS de alterações possíveis no exercício SUPINO ou adução horizontal do ombro com extensão do cotovelo para estimular diferentes porções do peitoral maior.

  • Usar um haltere ou uma barra e mudar a inclinação do banco utilizado no exercício, para alterar a linha da força da resistência.

  • Manter a mesma inclinação do banco e alterar a altura dos cabos (caso seja esse o exercício), para alterar a direção da resistência.

Junte-se à rede mundial RTS
Cadastre-se e recebe conteúdos como este com prioridade


Mariane Malucelli

Fisioterapeuta licenciada no Brasil e nos USA, especialista em Mecânica do Exercício, residente em traumato ortopedia na OrthoCarolina (USA). Palestrante da Cybex no Brasil entre 2003 e 2006. Diretora dos programas do RTS no Brasil desde 2003. Professora de Pós Graduação em Mecânica do Exercício, na PUC-PR e Universidade Positivo. E por último, porém o mais importante: mãe da Chloe e do Benjamin, esposa do Marcos e apaixonada pela vida!

QUEREMOS SABER O QUE VOCÊ PENSA

O que você achou deste conteúdo? Conte-nos nos comentários abaixo.

Junte-se à rede mundial RTS


Cadastre-se e receba conteúdos como este com prioridade

SOBRE
VEM COM A GENTE
ÚLTIMAS POSTAGENS