Os MÚSCULOS ROMBOIDES (menor e maior) são músculos profundos que se inserem nas vértebras C7 à T5 e no bordo medial da escápula. Sua principal função é fazer a retração escapular (juntamente com o trapézio fibras médias) assim como rotação medial da escápula.
Os romboides também são recrutados na elevação do braço quando há o movimento escapular, especialmente na abdução do ombro acima de 90º. Sua atuação, nesse caso, se dá excentricamente na estabilização da escápula para auxiliar os músculos que fazem a rotação lateral da mesma.

Assim como o trapézio medial e o inferior, os músculos romboides atuam para compensar o componente de translação lateral do músculo serrátil anterior e auxiliam na prevenção de rotação interna excessiva da escápula na articulação acromioclavicular estabilizando a margem medial da escápula ou a inserção vertebral da coluna.
CONSTRUÇÃO DE UM EXERCÍCIO
Exercícios de puxar, como a REMADA, são interessantes para estimular os romboides. Entretanto, é necessário que se ensine o cliente/paciente a realizar a retração escapular para que tais músculos sejam recrutados concentricamente.
Como os romboides também auxiliam na rotação medial da escápula, exercícios de PUXADAS com a resistência direcionada para cima também podem estimular tais músculos.
Exercícios que exigem controle da escápula (como exercícios de empurrar) também podem servir de estímulo para os romboides.