MÚSCULOS ROMBOIDES

Mariane Malucelli   05/02/2018

Os MÚSCULOS ROMBOIDES (menor e maior) são músculos profundos que se inserem nas vértebras C7 à T5 e no bordo medial da escápula. Sua principal função é fazer a retração escapular (juntamente com o trapézio fibras médias) assim como rotação medial da escápula.

Os romboides também são recrutados na elevação do braço quando há o movimento escapular, especialmente na abdução do ombro acima de 90º. Sua atuação, nesse caso, se dá excentricamente na estabilização da escápula para auxiliar os músculos que fazem a rotação lateral da mesma.

Assim como o trapézio medial e o inferior, os músculos romboides atuam para compensar o componente de translação lateral do músculo serrátil anterior e auxiliam na prevenção de rotação interna excessiva da escápula na articulação acromioclavicular estabilizando a margem medial da escápula ou a inserção vertebral da coluna.

CONSTRUÇÃO DE UM EXERCÍCIO

Exercícios de puxar, como a REMADA, são interessantes para estimular os romboides. Entretanto, é necessário que se ensine o cliente/paciente a realizar a retração escapular para que tais músculos sejam recrutados concentricamente.

Como os romboides também auxiliam na rotação medial da escápula, exercícios de PUXADAS com a resistência direcionada para cima também podem estimular tais músculos.

Exercícios que exigem controle da escápula (como exercícios de empurrar) também podem servir de estímulo para os romboides.

 

Junte-se à rede mundial RTS
Cadastre-se e recebe conteúdos como este com prioridade


Mariane Malucelli

Fisioterapeuta licenciada no Brasil e nos USA, especialista em Mecânica do Exercício, residente em traumato ortopedia na OrthoCarolina (USA). Palestrante da Cybex no Brasil entre 2003 e 2006. Diretora dos programas do RTS no Brasil desde 2003. Professora de Pós Graduação em Mecânica do Exercício, na PUC-PR e Universidade Positivo. E por último, porém o mais importante: mãe da Chloe e do Benjamin, esposa do Marcos e apaixonada pela vida!

QUEREMOS SABER O QUE VOCÊ PENSA

O que você achou deste conteúdo? Conte-nos nos comentários abaixo.

Junte-se à rede mundial RTS


Cadastre-se e receba conteúdos como este com prioridade

SOBRE
VEM COM A GENTE
ÚLTIMAS POSTAGENS