MÚSCULO SUPRAESPINHAL

Mariane Malucelli   29/01/2018

O músculo SUPRAESPINHAL ou SUPRAESPINHOSO é um músculo que faz parte do MANGUITO ROTADOR. Ao contrário dos demais músculos pertencentes a esse grupo, o supraespinhal possui um braço do momento grande o suficiente para gerar abdução e é capaz de executar por si só toda a amplitude de movimento de abdução glenoumeral.

Suas inserções são na fossa supraespinal da escápula e no tubérculo maior do úmero, passando por baixo do acrômio e do ligamento coracoacromial.

Anatomia Músculo Supraespinhal

O supraespinal tem um grande potencial em gerar força compressiva na articulação glenoumeral para manter a estabilidade articular. Esse músculo oferece tensão passiva contra o deslocamento para baixo do úmero, se levarmos em consideração apenas o peso do braço.

Entretanto, se o braço está segurando alguma carga, o músculo supraespinhoso contrai para aumentar a compressão do úmero na cavidade glenoide.

O supraespinhoso tem sido relatado como o músculo chave para manter a centrificação do ombro, ou seja, auxiliar na manutenção do eixo de rotação do ombro.

CONSTRUÇÃO DE UM EXERCÍCIO

Como o supraespinhoso é considerado um abdutor glenoumeral, esse músculo é recrutado em todos os planos de elevação do úmero. Dessa forma, exercícios de abdução de maneira geral podem ser utilizados para estimulá-lo. 

Junte-se à rede mundial RTS
Cadastre-se e recebe conteúdos como este com prioridade


Mariane Malucelli

Fisioterapeuta licenciada no Brasil e nos USA, especialista em Mecânica do Exercício, residente em traumato ortopedia na OrthoCarolina (USA). Palestrante da Cybex no Brasil entre 2003 e 2006. Diretora dos programas do RTS no Brasil desde 2003. Professora de Pós Graduação em Mecânica do Exercício, na PUC-PR e Universidade Positivo. E por último, porém o mais importante: mãe da Chloe e do Benjamin, esposa do Marcos e apaixonada pela vida!

QUEREMOS SABER O QUE VOCÊ PENSA

O que você achou deste conteúdo? Conte-nos nos comentários abaixo.

Junte-se à rede mundial RTS


Cadastre-se e receba conteúdos como este com prioridade

SOBRE
VEM COM A GENTE
ÚLTIMAS POSTAGENS