MÚSCULO RETO FEMORAL

Mariane Malucelli   25/08/2018

O músculo RETO FEMORAL faz parte do agrupamento muscular chamado QUADRÍCEPS, formado por ele, pelo vasto medial, vasto intermédio e pelo vasto lateral.

Esse músculo tem sua origem na espinha ilíaca anterior inferior (EIAI) e se insere em um tendão comum a todos os músculos do quadríceps. Esse tendão passa pela patela e se insere na tuberosidade da tíbia.

Todos os músculos do quadríceps cruzam a articulação do joelho, mas apenas o RETO FEMORAL é biarticular, ou seja, atravessa tanto a articulação do joelho quanto a do quadril. Por isso, a posição articular do quadril e do joelho interferem na capacidade de gerar força do reto femoral.

 

 

Exemplo: se o quadril se encontra em extensão e o joelho em flexão, o reto femoral se encontra na sua posição mais longa. Se o quadril continuar em extensão, mas o joelho passar a uma posição de extensão, o músculo se encontra em uma posição intermediária, com a capacidade de gerar força aumentada. Já em uma posição articular onde o quadril se encontra em flexão e o joelho em extensão, o reto femoral se encontra muito próximo da sua posição mais curta, diminuindo MUITO sua capacidade de gerar força.

 

CONSTRUÇÃO DE UM EXERCÍCIO

Todas essas relações articulares entre o joelho e o quadril devem ser levadas em consideração e exploradas com o exercício.

Lembre-se de que determinar qual articulação deve ficar imóvel e qual deve se mover é fundamental para determinar o estímulo desejado. POSIÇÃO é uma das variáveis presentes na equação do exercício.

Junte-se à rede mundial RTS
Cadastre-se e recebe conteúdos como este com prioridade


Mariane Malucelli

Fisioterapeuta licenciada no Brasil e nos USA, especialista em Mecânica do Exercício, residente em traumato ortopedia na OrthoCarolina (USA). Palestrante da Cybex no Brasil entre 2003 e 2006. Diretora dos programas do RTS no Brasil desde 2003. Professora de Pós Graduação em Mecânica do Exercício, na PUC-PR e Universidade Positivo. E por último, porém o mais importante: mãe da Chloe e do Benjamin, esposa do Marcos e apaixonada pela vida!

QUEREMOS SABER O QUE VOCÊ PENSA

O que você achou deste conteúdo? Conte-nos nos comentários abaixo.

Junte-se à rede mundial RTS


Cadastre-se e receba conteúdos como este com prioridade

SOBRE
VEM COM A GENTE
ÚLTIMAS POSTAGENS