O músculo INFRAESPINHAL faz parte do grupo de músculos do manguito rotador, responsável pela manutenção do controle e integridade da articulação glenoumeral.
Além do seu papel estabilizador, o músculo infraespinhal auxilia na rotação externa do ombro e, juntamente com o redondo menor, contribui com a abdução do ombro realizando a sua rotação lateral.
Essa rotação lateral da articulação glenoumeral no movimento de abdução do ombro é importante para que haja o "desvio" do tubérculo maior (localizado no úmero) do acrômio (localizado na escápula), evitando uma sobrecarga dos tecidos que se encontram entre esses acidentes ósseos. (Levangie; Norkin, 2011).

CONSTRUÇÃO DE UM EXERCÍCIO
A maioria dos exercícios utilizados comumente para trabalho dos rotadores externos do ombro possuem algumas falhas, dentre elas:
-
perfis de resistência inadequados para o músculo (resistência muito pesada na posição de maior encurtamento do músculo);
-
adoção de amplitudes de movimento limitadas;
-
utilização de apenas um plano de movimento (a rotação de ombro pode ocorrer em vários graus de abdução);
-
uso de muita carga (o infraespinhal é considerado por alguns autores um músculo de baixa capacidade de geração de tensão).
A criação de um exercício mais EFICIENTE para seu cliente/paciente depende da construção do cenário mecânico favorável. Para isso, é necessário tomar decisões sobre todas as variáveis da Equação do Exercício.
REFERÊNCIA
LEVANGIE, P.; NORKIN, C. Joint Structure and function: a comprehensive analysis. 5. ed. JAYPEE, 2012.