MÚSCULO INFRAESPINHAL

Mariane Malucelli   20/12/2017

O músculo INFRAESPINHAL faz parte do grupo de músculos do manguito rotador, responsável pela manutenção do controle e integridade da articulação glenoumeral.

Além do seu papel estabilizador, o músculo infraespinhal auxilia na rotação externa do ombro e, juntamente com o redondo menor, contribui com a abdução do ombro realizando a sua rotação lateral.

Essa rotação lateral da articulação glenoumeral no movimento de abdução do ombro é importante para que haja o "desvio" do tubérculo maior (localizado no úmero) do acrômio (localizado na escápula), evitando uma sobrecarga dos tecidos que se encontram entre esses acidentes ósseos. (Levangie; Norkin, 2011).

 

 

CONSTRUÇÃO DE UM EXERCÍCIO

A maioria dos exercícios utilizados comumente para trabalho dos rotadores externos do ombro possuem algumas falhas, dentre elas:

  • perfis de resistência inadequados para o músculo (resistência muito pesada na posição de maior encurtamento do músculo);
  • adoção de amplitudes de movimento limitadas;
  • utilização de apenas um plano de movimento (a rotação de ombro pode ocorrer em vários graus de abdução);
  • uso de muita carga (o infraespinhal é considerado por alguns autores um músculo de baixa capacidade de geração de tensão).

 

A criação de um exercício mais EFICIENTE para seu cliente/paciente depende da construção do cenário mecânico favorável. Para isso, é necessário tomar decisões sobre todas as variáveis da Equação do Exercício.

 

REFERÊNCIA
LEVANGIE, P.; NORKIN, C. Joint Structure and function: a comprehensive analysis. 5. ed. JAYPEE, 2012.

Junte-se à rede mundial RTS
Cadastre-se e recebe conteúdos como este com prioridade


Mariane Malucelli

Fisioterapeuta licenciada no Brasil e nos USA, especialista em Mecânica do Exercício, residente em traumato ortopedia na OrthoCarolina (USA). Palestrante da Cybex no Brasil entre 2003 e 2006. Diretora dos programas do RTS no Brasil desde 2003. Professora de Pós Graduação em Mecânica do Exercício, na PUC-PR e Universidade Positivo. E por último, porém o mais importante: mãe da Chloe e do Benjamin, esposa do Marcos e apaixonada pela vida!

QUEREMOS SABER O QUE VOCÊ PENSA

O que você achou deste conteúdo? Conte-nos nos comentários abaixo.

Junte-se à rede mundial RTS


Cadastre-se e receba conteúdos como este com prioridade

SOBRE
VEM COM A GENTE
ÚLTIMAS POSTAGENS