MÚSCULO ADUTOR MAGNO

Mariane Malucelli   22/01/2018

Como o nome sugere, o MÚSCULO ADUTOR MAGNO faz parte do grupo de músculos adutores do quadril. Juntamente com o adutor longo e curto, o adutor magno é um músculo uniarticular responsável por auxiliar no controle do quadril. Suas inserções são no ramo inferior do púbis e na linha áspera na superfície posterior do fêmur.

Anatomia Músculo Adutor Magno

VOCÊ SABIA QUE...

APESAR de ser um forte adutor, o músculo adutor magno também é um bom EXTENSOR DO QUADRIL? Kapandji chama esse evento de INVERSÃO DE AÇÃO MUSCULAR (quando a ação muscular muda de acordo com sua posição).

Isso acontece com o adutor magno quando iniciamos a extensão do quadril a partir de uma posição inicial do quadril de 90°. Essa informação pode ser útil quando pensamos em exercícios como agachamento ou leg press.

CONSTRUÇÃO DE UM EXERCÍCIO

Para construção de um exercício devemos sempre levar em consideração os objetivos do cliente/paciente e suas disponibilidades articulares e de comprimentos contráteis.

Compreender de que forma o adutor magno participa nas ações do quadril é de fundamental importância para que o profissional do exercício consiga manipular as variáveis da fórmula do exercício, criando um estímulo mais seguro e eficiente.

E lembre-se: a posição do quadril determina quais músculos participam no exercício.

 

Junte-se à rede mundial RTS
Cadastre-se e recebe conteúdos como este com prioridade


Mariane Malucelli

Fisioterapeuta licenciada no Brasil e nos USA, especialista em Mecânica do Exercício, residente em traumato ortopedia na OrthoCarolina (USA). Palestrante da Cybex no Brasil entre 2003 e 2006. Diretora dos programas do RTS no Brasil desde 2003. Professora de Pós Graduação em Mecânica do Exercício, na PUC-PR e Universidade Positivo. E por último, porém o mais importante: mãe da Chloe e do Benjamin, esposa do Marcos e apaixonada pela vida!

QUEREMOS SABER O QUE VOCÊ PENSA

O que você achou deste conteúdo? Conte-nos nos comentários abaixo.

Junte-se à rede mundial RTS


Cadastre-se e receba conteúdos como este com prioridade

SOBRE
VEM COM A GENTE
ÚLTIMAS POSTAGENS