GLÚTEO MÉDIO

Mariane Malucelli   03/01/2018

O GLÚTEO MÉDIO se origina na superfície externa do ílio e se insere na superfície lateral do trocânter maior. Ele é dividido em três partes, anterior, média e posterior, sendo que todas elas trabalham de forma assíncrona.

Anatomia Músculo Glúteo Médio

VOCÊ SABIA QUE...

Apesar de ser primordialmente um abdutor do quadril, o glúteo médio participa em vários movimentos? Suas fibras anteriores são mais recrutadas na FLEXÃO do quadril, enquanto as fibras posteriores na EXTENSÃO do quadril.

Na posição neutra do quadril, as fibras posteriores possuem um braço do momento para rotação lateral, enquanto as fibras médias e anteriores possuem um braço do momento para rotação medial.

Na posição de flexão do quadril, todas as porções auxiliam na rotação medial do quadril.

Além disso, o glúteo médio é um importante estabilizador da pelve no apoio unipodal, pois previne a adução excessiva do quadril juntamente com os outros abdutores do quadril (como glúteo mínimo, glúteo máximo e o tensor da fáscia lata).

CONSTRUÇÃO DE UM EXERCÍCIO

As variadas posições do quadril estimulam o glúteo médio de maneiras diferentes. Dessa forma, para construir um exercício para essa musculatura é necessário:

  1. Identificar o que é mais apropriado para seu cliente/paciente (identificar o que ele tem de amplitudes articulares e comprimentos contráteis disponíveis; quais os comprimentos contráteis e posições articulares que ele controla e o quanto ele tolera).

  2. Determinar o estímulo apropriado para o seu cliente/paciente. Qual posição articular você irá posicioná-lo? Como será o movimento? Qual vai ser a resistência? Qual vai ser a direção dessa resistência? Onde essa resistência será aplicada? Qual a magnitude da resistência? Vou usar um suporte ou não? Qual será a intenção do exercício? Controlar a inércia? Arremessar o peso?

Todas essas decisões estão na mão do profissional, que é quem determina COMO será o estímulo.

E aí, você sabe controlar todas essas variáveis para criar o MELHOR E MAIS EFICIENTE CENÁRIO MECÂNICO POSSÍVEL?

Junte-se à rede mundial RTS
Cadastre-se e recebe conteúdos como este com prioridade


Mariane Malucelli

Fisioterapeuta licenciada no Brasil e nos USA, especialista em Mecânica do Exercício, residente em traumato ortopedia na OrthoCarolina (USA). Palestrante da Cybex no Brasil entre 2003 e 2006. Diretora dos programas do RTS no Brasil desde 2003. Professora de Pós Graduação em Mecânica do Exercício, na PUC-PR e Universidade Positivo. E por último, porém o mais importante: mãe da Chloe e do Benjamin, esposa do Marcos e apaixonada pela vida!

QUEREMOS SABER O QUE VOCÊ PENSA

O que você achou deste conteúdo? Conte-nos nos comentários abaixo.

Junte-se à rede mundial RTS


Cadastre-se e receba conteúdos como este com prioridade

SOBRE
VEM COM A GENTE
ÚLTIMAS POSTAGENS