FLEXÃO DOS COTOVELOS

ROSCA BÍCEPS ou ROSCA DIRETA

Mariane Malucelli   05/12/2017

A FLEXÃO DOS COTOVELOS é popularmente conhecida como ROSCA BÍCEPS ou ROSCA DIRETA.

A identificação do braço do momento é o primeiro passo para a análise da MECÂNICA DE UM EXERCÍCIO. O BRAÇO DO MOMENTO é a MENOR distância entre a linha da força e o eixo (no caso, a articulação escolhida); ele é PERPENDICULAR à linha da força e atravessa o eixo. NÃO confunda Braço do Momento com "braço da alavanca". São conceitos diferentes que, em breve, vamos apresentar.

 

DESAFIOS EXTRAS

 

A) Qual é o Perfil da Resistência (PR) no exercício?

Como o braço do momento é menor no início do exercício, aumenta no meio e diminui novamente no final, podemos considerar que a resistência é menor no início, aumenta no meio e diminui no final (- + -). Isso porque o TORQUE da resistência é determinado pela magnitude da carga e pelo braço do momento da resistência.

 

B) O Perfil da Resistência (PR) está adequado ao Perfil do Esforço (PE) dos flexores dos cotovelos no exercício?

O perfil do esforço dos músculos uniarticulares é determinado pela curva de comprimento-tensão do músculo e pelo seu respectivo braço do momento para a articulação. Nessa posição do exercício, os flexores do cotovelo têm MENOR habilidade de gerar força no início do exercício e, principalmente, na posição final, sendo que há um aumento dessa habilidade.

 

C) De que formas podemos alterar o braço do momento da resistência no exercício?

Dica: lembre-se dos elementos da equação do exercício que alteram a resistência. 

Uma das formas mais fáceis de se alterar o braço do momento é alterando a posição articular dos ombros (em extensão ou flexão). 

Junte-se à rede mundial RTS
Cadastre-se e recebe conteúdos como este com prioridade


Mariane Malucelli

Fisioterapeuta licenciada no Brasil e nos USA, especialista em Mecânica do Exercício, residente em traumato ortopedia na OrthoCarolina (USA). Palestrante da Cybex no Brasil entre 2003 e 2006. Diretora dos programas do RTS no Brasil desde 2003. Professora de Pós Graduação em Mecânica do Exercício, na PUC-PR e Universidade Positivo. E por último, porém o mais importante: mãe da Chloe e do Benjamin, esposa do Marcos e apaixonada pela vida!

QUEREMOS SABER O QUE VOCÊ PENSA

O que você achou deste conteúdo? Conte-nos nos comentários abaixo.

Junte-se à rede mundial RTS


Cadastre-se e receba conteúdos como este com prioridade

SOBRE
VEM COM A GENTE
ÚLTIMAS POSTAGENS