A FLEXÃO DOS COTOVELOS é popularmente conhecida como ROSCA BÍCEPS ou ROSCA DIRETA.
A identificação do braço do momento é o primeiro passo para a análise da MECÂNICA DE UM EXERCÍCIO. O BRAÇO DO MOMENTO é a MENOR distância entre a linha da força e o eixo (no caso, a articulação escolhida); ele é PERPENDICULAR à linha da força e atravessa o eixo. NÃO confunda Braço do Momento com "braço da alavanca". São conceitos diferentes que, em breve, vamos apresentar.

DESAFIOS EXTRAS
A) Qual é o Perfil da Resistência (PR) no exercício?
Como o braço do momento é menor no início do exercício, aumenta no meio e diminui novamente no final, podemos considerar que a resistência é menor no início, aumenta no meio e diminui no final (- + -). Isso porque o TORQUE da resistência é determinado pela magnitude da carga e pelo braço do momento da resistência.
B) O Perfil da Resistência (PR) está adequado ao Perfil do Esforço (PE) dos flexores dos cotovelos no exercício?
O perfil do esforço dos músculos uniarticulares é determinado pela curva de comprimento-tensão do músculo e pelo seu respectivo braço do momento para a articulação. Nessa posição do exercício, os flexores do cotovelo têm MENOR habilidade de gerar força no início do exercício e, principalmente, na posição final, sendo que há um aumento dessa habilidade.
C) De que formas podemos alterar o braço do momento da resistência no exercício?
Dica: lembre-se dos elementos da equação do exercício que alteram a resistência.
Uma das formas mais fáceis de se alterar o braço do momento é alterando a posição articular dos ombros (em extensão ou flexão).