
Na posição inicial (figura 1), o braço do momento é ZERO, pois a linha da força está passando bem no centro do eixo da articulação. Lembrando que o braço do momento faz parte da fórmula do TORQUE (T=BM.F). Se o braço do momento é zero, o torque também é zero e não existe estímulo para os extensores do joelho.
Já na posição final (figura 2), o braço do momento é o maior possível.
Dessa forma, o perfil da resistência nesse exercício específico é zero de resistência no início e aumento constante da resistência até chegar no seu máximo no final do exercício (0+).
DESAFIOS EXTRAS
A) O Perfil da Resistência está de acordo com o Perfil da Potência dos músculos extensores do joelho?
O Perfil da Potência dos extensores do joelho nesse cenário mecânico é: relativamente fortes na posição inicial do exercício e fracos no final do exercício, pois essa posição coincide com a posição de mais curta dos músculos, inclusive do reto femoral. Dessa forma, o Perfil da Resistência NÃO está de acordo com o Perfil da Potência.
B) Dos músculos extensores do joelho, o reto femoral é o único biarticular, cruzando a articulação do joelho e do quadril. De que forma isso pode interferir no cenário mecânico do exercício?
Quando temos um músculo biarticular envolvido no exercício, determinar a posição da articulação secundária é ESSENCIAL para determinar qual porção muscular será trabalhada naquele exercício e também para determinar o Perfil da Potência dos músculos naquela posição.