EXTENSÃO DO JOELHO COM CANELEIRA

Mariane Malucelli   23/08/2018

Na posição inicial (figura 1), o braço do momento é ZERO, pois a linha da força está passando bem no centro do eixo da articulação. Lembrando que o braço do momento faz parte da fórmula do TORQUE (T=BM.F). Se o braço do momento é zero, o torque também é zero e não existe estímulo para os extensores do joelho.

Já na posição final (figura 2), o braço do momento é o maior possível.

Dessa forma, o perfil da resistência nesse exercício específico é zero de resistência no início e aumento constante da resistência até chegar no seu máximo no final do exercício (0+).

 

DESAFIOS EXTRAS

A) O Perfil da Resistência está de acordo com o Perfil da Potência dos músculos extensores do joelho? 

O Perfil da Potência dos extensores do joelho nesse cenário mecânico é: relativamente fortes na posição inicial do exercício e fracos no final do exercício, pois essa posição coincide com a posição de mais curta dos músculos, inclusive do reto femoral. Dessa forma, o Perfil da Resistência NÃO está de acordo com o Perfil da Potência.

 

B) Dos músculos extensores do joelho, o reto femoral é o único biarticular, cruzando a articulação do joelho e do quadril. De que forma isso pode interferir no cenário mecânico do exercício? 

Quando temos um músculo biarticular envolvido no exercício, determinar a posição da articulação secundária é ESSENCIAL para determinar qual porção muscular será trabalhada naquele exercício e também para determinar o Perfil da Potência dos músculos naquela posição.

Junte-se à rede mundial RTS
Cadastre-se e recebe conteúdos como este com prioridade


Mariane Malucelli

Fisioterapeuta licenciada no Brasil e nos USA, especialista em Mecânica do Exercício, residente em traumato ortopedia na OrthoCarolina (USA). Palestrante da Cybex no Brasil entre 2003 e 2006. Diretora dos programas do RTS no Brasil desde 2003. Professora de Pós Graduação em Mecânica do Exercício, na PUC-PR e Universidade Positivo. E por último, porém o mais importante: mãe da Chloe e do Benjamin, esposa do Marcos e apaixonada pela vida!

QUEREMOS SABER O QUE VOCÊ PENSA

O que você achou deste conteúdo? Conte-nos nos comentários abaixo.

Junte-se à rede mundial RTS


Cadastre-se e receba conteúdos como este com prioridade

SOBRE
VEM COM A GENTE
ÚLTIMAS POSTAGENS