BIOMECÂNICA X MECÂNICA DO EXERCÍCIO

Mariane Malucelli   31/03/2018

MECÂNICA DO EXERCÍCIO

É a análise das mecânicas articular, muscular e da resistência, assim como o estudo dos conceitos e das aplicações avançadas sobre a mecânica das cadeias e a mecânica dos sistemas de elos integrados (Linkage System).

É também a análise de suas respostas, como as forças articulares em exercícios específicos e como todas estas realidades são alteradas pela influência mecânica da intenção.

A Mecânica do exercício é usada para analisar exercícios tradicionais e populares e também para criar ou modificar diferentes exercícios para indivíduos/clientes em pontos específicos da progressão.

BIOMECÂNICA

O campo da Biomecânica existe há muitos anos, mas tem sido tradicionalmente explorado no estudo do desempenho esportivo, assim como nas áreas do movimento humano, da ortopedia, da marcha e de intervenções com o uso de próteses.

A Biomecânica é uma área muito abrangente e seu campo de estudos ainda não explorou os efeitos de fatores como a inércia durante o exercício ou de como as forças articulares determinam o recrutamento da musculatura acessória.

A Biomecânica ainda não foi apresentada como uma ciência integrada entre os fatores físicos que regem as articulações e os músculos e de como estes fatores são alterados pela resistência aplicada.

O universo das pesquisas sobre exercícios, muitas vezes, deixa de incluir algumas considerações mecânicas importantes, como variáveis a serem controladas, tornando grande parte dessas pesquisas imprecisas ou inaplicáveis.

Por exemplo, o fato das considerações sobre as diferenças na angulação do osso esterno - que são únicas em cada ser humano - não terem sido consideradas como a principal influência mecânica nos exercícios para o músculo peitoral maior é uma prova de que, até hoje, a Biomecânica não foi aplicada nos estudos e pesquisas formais sobre exercícios no nível e clareza exigidos.

Levando estes fatos em consideração, a Mecânica do Exercício é uma nova ciência. A aplicação de princípios mecânicos (engenharia) na análise, criação e modificação do exercício para cumprir os objetivos e as necessidades do cliente/paciente, respeitando as idiossincrasias neuromusculares de cada indivíduo, é uma exigência inquestionável para a evolução da prescrição clínica do exercício.

DEFINIÇÃO 

BIOMECÂNICA

“Consiste na área da cinemática e da cinética. A cinemática inclui as descrições de movimento sem considerar as forças que o produzem. Cinética considera as forças que produzem o movimento, resultante do movimento ou da manutenção do equilíbrio.” (Norkin e Levangie, em Articulação, Estrutura e Função).

MECÂNICA DO EXERCÍCIO

A Mecânica do Exercício é o "COMO". É como construir um exercício em uma estrutura, com movimentos e forças específicas. Uma vez que o exercício esteja construído, é necessário definir as condições em que ele vai acontecer: quantas vezes, quão frequente e quão difícil ou quão intenso. Estes fatores são considerados as condições (fisiologia) sob as quais a Mecânica do Exercício é executada.

“A Fisiologia é a resposta do corpo à mecânica aplicada.”

A ESSÊNCIA DO EXERCÍCIO É A MECÂNICA DO EXERCÍCIO

Mecânica não pode ser definida como uma teoria ou opinião. Ela é uma área da física convencional e interdependente da matemática. Não há opinião em matemática. A Mecânica do Exercício é a realidade inerente e inquestionável que rege todos os exercícios, independente do nome mercadológico, quer saibamos disso ou não, quer tenhamos habilidade de manipulá-la ou não.

Junte-se à rede mundial RTS
Cadastre-se e recebe conteúdos como este com prioridade


Mariane Malucelli

Fisioterapeuta licenciada no Brasil e nos USA, especialista em Mecânica do Exercício, residente em traumato ortopedia na OrthoCarolina (USA). Palestrante da Cybex no Brasil entre 2003 e 2006. Diretora dos programas do RTS no Brasil desde 2003. Professora de Pós Graduação em Mecânica do Exercício, na PUC-PR e Universidade Positivo. E por último, porém o mais importante: mãe da Chloe e do Benjamin, esposa do Marcos e apaixonada pela vida!

QUEREMOS SABER O QUE VOCÊ PENSA

O que você achou deste conteúdo? Conte-nos nos comentários abaixo.

Junte-se à rede mundial RTS


Cadastre-se e receba conteúdos como este com prioridade

SOBRE
VEM COM A GENTE
ÚLTIMAS POSTAGENS