BÍCEPS BRAQUIAL

Mariane Malucelli   06/12/2017

O BÍCEPS BRAQUIAL é um dos músculos envolvidos na FLEXÃO DOS COTOVELOS é o BICEPS BRAQUIAL. Esse é um músculo biarticular com ambas "cabeças" cruzando a articulação do ombro e cotovelo.

VOCÊ SABIA QUE...

  • ...devido às suas inserções na escápula, o bíceps também ajuda os músculos do manguito rotador a manterem a centrificação e "estabilização" do ombro? A contração da cabeça longa comprime a cabeça do úmero em direção à glenoide e a cabeça curta previne a translação vertical para baixo do úmero.

  • … o bíceps também pode auxiliar na ABDUÇÃO do ombro? Experimente rodar externamente o úmero em relação à glenoide e realizar uma abdução da mesma articulação. Nessa posição, o bíceps participa como opositor da resistência no movimento.

  • … o maior braço do momento do bíceps ocorre entre 80° e 100° de flexão do cotovelo? Sim. Mas, mesmo levando isso em consideração, NÃO podemos afirmar que essa é a Amplitude do Movimento (ADM) de maior força do bíceps. Sabe por quê? Porque a força muscular NÃO depende apenas do braço do momento do músculo. É imprescindível levar em consideração também a curva de comprimento-tensão do músculo para determinação da força muscular.

 

CONSTRUÇÃO DE UM EXERCÍCIO

Por ser um músculo biarticular, existem algumas decisões importantes a serem tomadas pelo profissional para dar estímulo a este tecido contrátil (veja a equação do exercício).

  • Que porção contrátil do bíceps você quer enfatizar? Porção curta e/ou longa?

  • Definida a porção a ser trabalhada, qual será a posição determinada para a articulação secundária?

  • Você vai usar suporte ou não? Qual a posição do suporte?

  • Qual é o Perfil da Resistência (PR) neste exercício específico que você deseja para seu cliente/paciente?

  • Qual a intenção que colocará no exercício para seu cliente/paciente?

Dominar todos os fatores que influenciam na construção de um exercício é de extrema importância para qualquer profissional que atue nessa área. 

Junte-se à rede mundial RTS
Cadastre-se e recebe conteúdos como este com prioridade


Mariane Malucelli

Fisioterapeuta licenciada no Brasil e nos USA, especialista em Mecânica do Exercício, residente em traumato ortopedia na OrthoCarolina (USA). Palestrante da Cybex no Brasil entre 2003 e 2006. Diretora dos programas do RTS no Brasil desde 2003. Professora de Pós Graduação em Mecânica do Exercício, na PUC-PR e Universidade Positivo. E por último, porém o mais importante: mãe da Chloe e do Benjamin, esposa do Marcos e apaixonada pela vida!

QUEREMOS SABER O QUE VOCÊ PENSA

O que você achou deste conteúdo? Conte-nos nos comentários abaixo.

Junte-se à rede mundial RTS


Cadastre-se e receba conteúdos como este com prioridade

SOBRE
VEM COM A GENTE
ÚLTIMAS POSTAGENS