ABDUÇÃO DO QUADRIL COM CANELEIRA

Mariane Malucelli   01/01/2018

Nesse exercício, colocamos a caneleira mais próxima do joelho, o que diminui as forças DENTRO da articulação. Nessa situação, na primeira imagem, o BRAÇO DO MOMENTO é o maior de todos, diminuindo um pouco na segunda imagem e diminuindo ainda mais na terceira imagem. Sendo assim temos um comportamento +--.

Queremos deixar claro que, por enquanto, estamos desconsiderando o peso do membro como resistência. O cenário mecânico completo levaria em consideração tanto o peso da caneleira como o peso do membro. Mas, para facilitar a análise, vamos traçar apenas a linha da força da caneleira.

DESAFIO EXTRA

De que maneiras podemos manipular o braço do momento nesse exercício?

Uma das maneiras de manipulação do braço do momento é o posicionamento da caneleira: quanto mais afastada do eixo, maior o braço do momento e quanto mais perto do eixo, menor o braço do momento.

Você consegue enxergar as diferenças entre os dois exercícios? Há uma maneira diferente de manipular o braço do momento neste exercício. Antes, vale destacar que existem alguns fatores importantes a serem analisados nessa situação.

  • Quando flexionamos o joelho, retiramos o peso da perna como resistência nesse plano do exercício (plano frontal). Isso diminui o braço do momento. É uma progressão interessante de ser feita quando o cliente/paciente usa apenas o peso da perna como resistência: começar com o joelho fletido e progredir para o joelho estendido.

  • Ao flexionar o joelho, inserimos um componente de rotação externa do quadril. Isso não é bom e nem ruim. Isso é o novo cenário mecânico que foi criado e que você, profissional do exercício, deve saber manipular.

  • Manter o tronco e a pelve estáveis nesse exercício é MUITO importante, principalmente com o aumento de cargas. Esse apoio pode ser feito pelo profissional e muda bastante a experiência do exercício do cliente/paciente.

O profissional que prescreve exercícios é quem decide COMO a resistência será aplicada. É por isso que enfatizamos a importância do conhecimento da MECÂNICA DO EXERCÍCIO para uma prescrição eficiente e segura.

Junte-se à rede mundial RTS
Cadastre-se e recebe conteúdos como este com prioridade


Mariane Malucelli

Fisioterapeuta licenciada no Brasil e nos USA, especialista em Mecânica do Exercício, residente em traumato ortopedia na OrthoCarolina (USA). Palestrante da Cybex no Brasil entre 2003 e 2006. Diretora dos programas do RTS no Brasil desde 2003. Professora de Pós Graduação em Mecânica do Exercício, na PUC-PR e Universidade Positivo. E por último, porém o mais importante: mãe da Chloe e do Benjamin, esposa do Marcos e apaixonada pela vida!

QUEREMOS SABER O QUE VOCÊ PENSA

O que você achou deste conteúdo? Conte-nos nos comentários abaixo.

Junte-se à rede mundial RTS


Cadastre-se e receba conteúdos como este com prioridade

SOBRE
VEM COM A GENTE
ÚLTIMAS POSTAGENS